Seguindo todos os protocolos

13 de maio de 2021 1 Por Leandro Marçal

Amamos bordões. Uso a primeira pessoa do plural para me referir aos brasileiros e brasileiras de nossos tempos. E de outros tempos, também. Locutores, humoristas, apresentadores de tevê, mães e pais. Procurar uma frase feita e famosa é hábito antigo nessa terra sofrida. Escolinha do Professor Raimundo, A Praça É Nossa, Zorra Total e seus derivados não fizeram sucesso à toa.

Mesmo na interminável pandemia, a criatividade nacional nos brinda com sentenças padronizadas. Uma delas, inclusive, virou política pública e privada. O bordão seguindo todos os protocolos tenta passar segurança a trabalhadores, clientes, visitantes e passageiros de espaços compartilhados. Se está seguindo todos os protocolos, podemos ficar tranquilos, o risco de contaminação é baixo. Só falta combinar com o vírus.

Dias atrás, precisei levar meu celular à assistência técnica autorizada. Fica no shopping a 15 minutos de casa. Antes de entrar, mediram minha temperatura com um aparelho simpático mirando meu pulso. Lojas lotadas, mas com álcool à disposição e cartazes exigindo o uso de máscaras, seguindo todos os protocolos.

Me chamaram para um churrasco neste fim de semana. Neguei o convite, tenho bom senso. Tentaram me tranquilizar, garantindo que todos no evento serão testados previamente e usarão máscara, seguindo todos os protocolos, mesmo depois da terceira latinha de cerveja.

Quando minha demissão foi anunciada com rapidez e educação, meu chefe anunciou o “desligamento” de maneira profissional, agradecendo meu empenho nos últimos cinco anos de casa e deixando claro: minhas crônicas desdenhando a autoajuda e o mundo corporativo não tinham relação alguma com a decisão estritamente técnica. A corporação apenas optou por caminhos diferentes e a redução de custos era necessária, seguindo todos os protocolos.

B. estava apavorado. R., sua namorada, ficou revoltada ao flagrar uma mensagem com fotos sensuais enviada pela amante do amado. Depois de muitas discussões, B. manobrou, desconversou para um lado e se fez de arrependido para o outro até convencer a amada. Foi só um mal entendido. Ele me mandou mensagens ontem, reclamando das “vagabundas querendo acabar com um relacionamento tão lindo”. Perguntei por que ele traía tanto a R., se a amava tanto. “Pô, parça, sou homem, né?”, me respondeu, seguindo todos os protocolos.

Meu time perdeu mais uma, seguindo todos os protocolos. Bolsonaro falou merda e destruiu um pouco mais deste país, seguindo todos os protocolos. Celebridades do mundo digital postaram fotos egocêntricas com frases de autoajuda barata para garantir sua propaganda de produtos inúteis, seguindo todos os protocolos. Ando com a saúde mental meio avariada em meio a todo esse pesadelo, seguindo todos os protocolos.

Preciso parar de usar bordões.