Podcast de entrevistas à moda da casa

29 de abril de 2024 0 Por Leandro Marçal

A receita de hoje é uma das mais pedidas pelo nosso público inexistente. Os podcasts de entrevistas, ou podcasts de supostas entrevistas, ou mesacasts, se vendem como “papos de boteco”. Tem quem engula sem nem mastigar. Um prato infalível e fácil de ser degustado por paladares de todos os tipos, até os mais infantis.

Ingredientes

  • 1 nome genérico seguido de “podcast” ou “cast”. Prefira termos engraçadinhos (ou que tentam ser engraçadinhos).
  • 1 entrevistador pouco ou nada carismático.
  • 1 entrevistador estúpido e barulhento para chamar atenção.
  • 1 mesa para separar entrevistadores de entrevistados.
  • 1 tela para mostrar bobagens e propagandas (e propagandas de bobagens).
  • 1 estúdio com estilo supostamente moderno, cheio de cores e desenhos.
  • 1 perfil no YouTube para reproduzir as entrevistas.
  • 1 perfil no YouTube para subir cortes sensacionalistas.
  • 1 equipe de produção para fazer a máquina rodar.
  • Convidados a gosto.

Modo de preparo

  1. Junte os dois entrevistadores e o entrevistado num mesmo ambiente. No começo, insista em criar uma marca para chamar a audiência, chamando-a de “família”, “turminha” ou qualquer expressão do tipo.
  2. O entrevistador pouco carismático dá início aos “papos de boteco”. Sempre que possível, o entrevistador estúpido deve interromper o entrevistado com comentários absurdos, demonstrando sua falta de bagagem e neurônios. Rende cortes. Convém chamar os entrevistadores de host e co-host. Dá um tempero especial.
  3. Evite perguntas bem elaboradas. Priorize questionamentos óbvios, de preferência iniciando com um “é verdade que…?”, mesmo que assim os entrevistadores pareçam completos idiotas. Em muitos casos, esse é o ponto ideal do seu podcast de entrevistas.
  4. Finja intimidade com o entrevistado. Pode ser forçada, pode ser artificial. O importante é o gostinho de amizade antiga.
  5. Fique em cima do muro, mesmo que o convidado diga barbaridades. Melindrar o público pode fechar portas para futuros bate-papos com convidados de garbo e elegância. Deixe a polêmica para os cortes.
  6. No canal de cortes, coloque títulos sensacionalistas para descontextualizar as falas do entrevistado. Dá ibope, mesmo quando dá raiva. A boa culinária valoriza esse gostinho agridoce.
  7. Mantenha a conversa em banho-maria para cada episódio durar intermináveis 2 horas, 3 horas, 4 horas. Assim, o canal de cortes ganha consistência.
  8. De tempos em tempos, repita frases como “a televisão acabou”, “podcast é o novo rádio”, “isso é só um papo entre amigos”, “vivemos uma revolução na comunicação”.
  9. Diga sim a todo e qualquer anunciante. Mesmo que seja criminoso, não tem problema. Depois, é só dizer que “não sabia de nada disso” e apelar ao seu público para atacar invejosos.
  10. Jamais (repito: jamais!) superestime o bom senso.

Tempo de preparo: pouco ou nenhum.

Serve: milhares de cliques.

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