Gente excêntrica
Gente estranha, não acha? Gente esquisita, gente excêntrica. Que não pensa igual, que não se veste igual, que não sonha igual. Gente comum, mas nem parece.
Gente divertida, essa. Gente engraçada. No jeito de falar, no jeito de andar, na forma de se expressar. Dá para perceber quando se aproximam. Os tiques, os trejeitos, o gestual, as roupas, o palavreado, as expressões, o tom da voz, as companhias.
Gente exótica. Olha como se comportam, olha como se cumprimentam. Não tenho nada contra, nem a favor. E nem tenho ninguém assim perto de mim. Só parentes distantes, mas nenhuma amizade, nenhuma relação. Nada. Parece outra forma de ver a vida, de interpretar o mundo. Outra gente. Outros. Se forçam a barra? Se poderiam ficar ali, de boa, num cantinho? Sei lá, viu. Fazem questão de aparecer, de falar, de se posicionar, de opinar. De ter voz.
Gente artificial, você acha? Por que não seguem os nossos caminhos, não sentem as nossas dores, não assistem aos nossos programas e não cantam as nossas músicas? Quando leio essa gente, assisto a filmes dessa gente e cumprimento essa gente, sinto diferenças e semelhanças. A diferença na vivência, nos medos, nas alegrias. A semelhança na humanidade, tão cheia de medos e alegrias, tristezas e inseguranças, dramas e conquistas.
Gente educada, até. Nunca me maltrataram, nunca pisaram no meu calo. Ainda bem. Não me meto com essa gente, nem quero essa gente se metendo na minha vida. Respeito e tolero. Mas cada um na sua. Fico na minha. Não invado espaço de ninguém, que ninguém invada o meu espaço. Direitos e deveres, nada de privilégios. Nem para mim, nem para essa gente.
Gentinha? Não fala assim. Sei lá, é ofensivo. Não para mim, pô! Mas sabe como é, os dias de hoje, a internet, as redes, essas coisas. Toma cuidado. Tem gentinha naquela gente, mas tem gentinha na nossa gente. Tem gente boa também, gente má, gente estúpida. Todo tipo de gente. Não é desculpinha, é a real.
Gente insana? Gente diferente! Eu não teria coragem. Falo por mim, e só por mim. Sei lá, se destacar desse jeito entre a gente, Deus me livre. Gente estúpida? Que exagero. Como assim? Se não é gente, então é o quê? Para com isso, tira essa ideia torta da cabeça. Tira essa gente da cabeça. Esquece essa gente.
Gente esquisita. Gente excêntrica. Gente estranha. Gente da gente. Gente.